NOTÍCIA ABERTA
  • Pesquise aqui
Projeto ProSub - Marinha do Brasil

Fornecimento de isoladores de vibração para o Projeto ProSub da Marinha do Brasil
Nos anos 1980, a Vibtech forneceu para corvetas calços para isolação de vibração e proteção aos choques submarinos. Recentemente, a empresa forneceu projetos e sistema de proteção para tubulação de descarga da corveta barroso. Atualmente a Vibtech trabalha para fornecer coxins para os quatro submarinos convencionais, em atendimento a DCNS, Progen e Marinha brasileira. “Nossas peças atendem às normas militares e foram homologadas através de conjunto de ensaios realizados sob supervisão da Marinha”, conta o engenheiro e gerente comercia da Vibtech, Ricardo Siqueira.
A Vibtech avalia que, tecnicamente, pode atuar no projetos de corvetas, fragatas e navios de superfícies, seja para novas embarcações, seja para reaparelhamento das existentes. Uma oportunidade concreta é a participação da empresa no Prosub, onde desenvolveu e nacionalizou peças para isolação de vibração e ruído dos submarinos convencionais. Siqueira diz que para lavancar as oportunidades da indústria nacional seria necessária a existência de novos projetos na área naval militar. “ Atualmente vemos como bem raras as oportunidades em função da dificuldade que o país atravessa”, lamenta.
Ele acredita que esse nicho de mercado não se tornou mais atrativo para fornecedores e estaleiros face à falta de novos projetos navais no setor militar. SIqueira considera que o Brasil produz uma série de itens de qualidade com condições de competir com os produzidos em outros países. Porém, alfuns não são fabricados no Brasil em função da baixa demanda.
A Marinha exige peças homologadas que atendam às normas militares e às especificações técnicas para aplicações navais militares. Para fornecer à Marinha, a empresa precisa ter capacidade técnica para peças de alta responsabilidade que atendam às normas militares. Além de estar cadastrada e homologada junto à autoridade marítima.