NOTÍCIA ABERTA
  • Pesquise aqui
Vibtech instala TMD com sucesso

TMD

Vibtech instala TMD com sucesso

A laje de um edifício localizado no Rio Grande do Sul possuía uma baixa rigidez, o que fazia com que ela vibrasse com uma excitação de baixa frequência, como, por exemplo, o andar de uma pessoa. Por se tratar de um edifício, a presença de pessoas é constante, por isso era necessário que esse tipo de excitação não fizesse a laje vibrar a ponto de comprometer a estrutura ou de causar desconforto.

No início do mês de julho a Vibtech realizou medições no local e com base nesses dados dimensionou o TMD a ser utilizado.

Para corrigir o problema, a Vibtech propôs a instalação de 8 TMD’s (Tuned Mass Damper), um sistema passivo de atenuação de vibração bastante utilizado em estruturas como passarelas, pontes e edifícios. Pois seria necessário o enrijecimento da estrutura, que levaria em torno de 1 mês para ser feito e consumiria aproximadamente 20 toneladas de chapas.

A solução proposta apresentou uma instalação relativamente fácil e consumiu apenas dois dias de trabalho. Além disso o nível de vibração da laje diminuiu consideravelmente em relação ao valor inicial. Vale salientar que todo o projeto, incluindo medições, dimensionamento, ensaios, produção e instalação dos TMD’s foi concluído em menos de 1 mês.