NOTÍCIA ABERTA
  • Pesquise aqui
25 de Abril - Dia Conscientização Contra Ruído

A exposição a fontes de poluição sonora pode provocar diversos efeitos negativos na saúde humana. Pode interferir na comunicação, provocar distúrbios no sono, irritabilidade, estresse, distúrbios psicológicos, problemas cardiovasculares, zumbidos no ouvido e danos à audição. 

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 100 milhões de pessoas apresentam alguma espécie de dano provocado pela exposição a ruídos. A perda de audição, devido à exposição a ruídos, pode ser temporária ou irreversível.

Atividades que requerem atenção e memorização também são profundamente afetadas pela presença de barulhos. Pesquisas indicam que os alunos de escolas próximas a fontes de ruídos apresentam uma concentração menor e uma maior dificuldade de aprendizado, quando comparados a alunos que estudam em locais silenciosos.

Em diversos ambientes é frequentemente presenciada a simultaneidade entre ruído e vibração, o que agrava ainda mas o bem estar do ser humano.

Enquanto o ruído desenvolve a sua ação fundamentalmente em relação a um órgão, o ouvido, as vibrações afetam mais extensas do corpo, inclusivamente a sua totalidade.

Nos últimos anos, diversos pesquisadores têm reunido dados sobre os efeitos fisiológicos e psicológicos das vibrações sobre o corpo humano, como perda de equilíbrio, falta de concentração e visão turva, diminuindo a acuidade visual.

As vibrações podem afetar o conforto, reduzir o rendimento do trabalho e causar desordens das funções fisiológicas, dando lugar ao desenvolvimento de doenças quando a exposição é intensa.

Visando a melhoria, a segurança e o conforto do ser humano a Vibtech apoia o dia Internacional da Conscientização contra o Ruído, salientando a importância de boas instalações, manutenção de máquinas e veículos, utilização de epis e também a conscientização das pessoas quanto à utilização de recursos sonoros que quando mal utilizados tornam-se ruídos.